O que é um cabo de rede?

  • É um cabo de cobre (ou as vezes cobreado com alumínio) e trançado, onde os dados são transmitidos usando energia e também pode passar energia para alimentar outros equipamentos via PoE.
  • O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos.
  • A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo.
  • Como o próprio nome indica, os cabos UTP transmitem dados usando 4 pares trançados de fios de cobre, perfazendo um total de 8 fios.
  • Esse tipo de cabo é composto por pares de fios de cobre e é dividido em 8 categorias, cada uma com seu próprio padrão, frequência e taxa de transferência de dados.

Cabo UTP:

Par Trançado sem Blindagem:
chamado também de UTP (Unshield Twisted Pair)

É o mais usado atualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 2,5 Gbps com a utilização do cabo CAT 5e;

É o mais barato para distâncias de até 100 metros;

Sua estrutura é de quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC.

Pela falta de blindagem este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos (fios de rede elétrica, motores, inversores de frequência) e também não podem ficar em ambientes com umidade.

VANTAGENS:

  • Maior taxa de transferência de arquivos;
  • Cabo barato;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Flexível, ideal para locais em que é necessário passar o cabo por paredes, etc.

DESVANTAGENS:

  • Comprimento de no máximo 100. Acima disso começam a ocorrer perdas;
  • Baixa imunidade a interferência externas (pode ser minimizada com blindagem, mas o custo também aumenta).

Tipos de Cabos de Rede:

  • U (Unshielded): Sem blindagem.
  • F (Foil): Fita plástica aluminizada.
  • S (Screened): Malha de fios metálicos (cobre, alumínio, etc), outro tipo de blindagem.
  • Par Trançado sem Blindagem: chamado também de UTP (Unshield Twisted Pair)
  • Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a fita aluminizada ou malha metálica, em todo o cabo ou em cada par.
  • U/UTP: Sem blindagem nenhuma, o mais comum pois não há blindagem.

  • F/UTP: Blindagem global e sem blindagem individual o mais comum entre os blindados.

  • S/FTP: Global com malha e blindagem com fita nos pares.

  • F/FTP: Blindagem Global e nos pares com fita.

Evolução do Cabo de Rede – Imagem Furukawa 06/2020:

Padrões e categorias existentes- Tabela Furukawa 06/2020:

Quanto maior a taxa de torção, melhor a transmissão e maior a largura de banda também. E é aí que todas essas diferentes categorias aparecem.

Não é segredo que o meio mais comum para transmissão de dados em redes locais, principalmente no que chamamos de cabeamento horizontal, é o cabo de cobre ou par trançado (TP).

Mas, embora os padrões Ethernet mais recentes atinjam velocidades de até 400 Gbps, os fios de cobre têm suas próprias limitações.

A diferença é que o Cat.6 trabalha com frequências de até 250MHz, o que melhora consideravelmente o desempenho da rede. Assim, o Cat.6 acaba sendo a escolha mais econômica.

40 Gbps é o mais rápido que podemos esperar para transmitir dados por um cabo TP; além disso, teremos que recorrer a sistemas de cabeamento de fibra óptica

Outro padrão disponível no mercado é o Cat.7A. Foi desenhado para as mesmas aplicações que Cat.6A, mas a verdade é que vem com um grande número de desvantagens que nos fazem desencorajar a sua utilização.

Por um lado, seu diâmetro é maior que o de um cabo Cat.6A, o que significa que ocupa mais espaço nas eletrocalhas. Por outro lado, e ao contrário de Cat.5e, Cat.6 e Cat.6A, não utiliza conectores RJ-45. O problema é que o RJ-45 se tornou o conector padrão para todos os dispositivos de rede. Se você der uma olhada no seu laptop, impressora ou roteador, encontrará um conector RJ-45.

Qual velocidade utilizar em cada aplicação:

Portanto, a verdadeira questão é: como escolhemos o sistema de cabeamento que melhor se adapta às nossas necessidades? E a resposta é bem simples: fazemos isso com base nos aplicativos que precisamos executar

Tomemos, por exemplo, um ambiente Enterprise. As aplicações típicas incluem conexões de internet, IPTV, telefonia IP e sistemas Wi-Fi de alta densidade. As interfaces necessárias variam de 100Mbps a 1Gbps. Duas possibilidades vêm à mente: Cat.5e e Cat.6; afinal, ambos suportam Gigabit Ethernet.

A diferença é que o Cat.6 trabalha com frequências de até 250MHz, o que melhora consideravelmente o desempenho da rede. Assim, o Cat.6 acaba sendo a escolha mais econômica.

Mas quando você pensa no segmento Healthcare, as coisas mudam. O tamanho das imagens médicas pode chegar a alguns gigabytes. E é fundamental que sejam transmitidos no menor tempo possível: a rede impacta diretamente no tempo de diagnóstico. As características Cat.6 não são suficientes, e nos encontramos na necessidade de um canal que suporte 10 Gigabit Ethernet. Cat.6A agora será nosso cabo de escolha.

Finalmente, a tecnologia mais recente em cabeamento de cobre é a Cat.8. Ele pode operar com frequências de até 2000Mhz e atinge velocidades de até 40 Gbps, mas há algumas considerações a serem levadas em consideração. Enquanto os padrões para todas as outras categorias foram definidos para um canal de até 100m, Cat.8 foi definido para um canal de apenas 30 metros. Ao mesmo tempo, apenas duas conexões são permitidas dentro do canal, então os Pontos de Consolidação não são mais uma opção. Essas limitações, juntamente com o fato de que ele foi projetado para operar em alta velocidade, significa que o Cat.8 é destinado quase exclusivamente a aplicativos de Data Center.

Ainda assim, não incentivamos você a usá-lo. O diâmetro é particularmente grande e o cabo também é bastante pesado, portanto, se você for trabalhar com velocidades de 40 Gbps, recomendamos que você opte pelo cabeamento de fibra óptica.

Como escolher um bom cabo de rede?

Escolha um cabo que seja:

  • Homologado pela Anatel
  • 100% Cobre (existem muitos cobreados no mercado)
  • Cabo para ETHERNET (LAN – REDE) e não cabo para câmeras (que também podem ser homologados).
  • Para a aplicação correta verificando possíveis interferências externas comprando assim um cabo blindado.

DICAS:

Avalie o custo do cabo e a aplicação que irá fazer com ele, comprar um cabo caro nem sempre irá resolver seu problema.

Verifique também se a melhor opção para seu cenário não é utilizar cabo fibra óptica (DROP ou outros).

Utilize conectores RJ45 e alicate de crimpagem de qualidade.

Confira o DataSheet do Cabo